A ética é a voz da nação;
Sem essa voz não se pode ouvir os gemidos de um povo...
A vida dá ao homem liberdade de se conduzir; o homem sábio o houve nas entrelinhas da razão; o tolo, ao contrário, não se dá ao prazer de descobri-la.
Não se pode constituir uma vida digna e farta em um país, onde a ética é esmagada, extinguida do meio das equidades, virtudes que são incumbidas a todos e quaisquer cidadãos, sem descriminar, porém culpados são aqueles, que vivem sobre as leis julgando-se correto, enquanto o restante das pessoas se rasteja por serem tão hipócritas.
A sociedade contribui para que o homem mal se estabeleça entre si, para a sua
Própria infelicidade, assim sendo, ela ( a sociedade) se torna prisioneira de si mesmo.
O homem pode viver sem dedos, mãos, pés; porém, jamais viver feito uma pedra: sem se movimentar, sem mostrar que raciocina para o bem da vida que transforma o mundo e eleva os seus valores.
Censurar não é impedir que a liberdade de expressão seja imposta, que os costumes de um povo seja difundido, mas sim, que imperfeitas expressões ensebadas sejam impressas como verdade, liberdade, amabilidade para toda uma sociedade de pessoas carentes de boas condutas. Por conseguinte, não podemos confundir ética com censura, visto que, a liberdade sem a ética torna-se uma desmoralização ao pudor. A ética nunca deve seguir por caminhos coniventes com a falta de moral.
Quem não tem um bom nome, por mais que tenha uma boa vida, não passa de fantasia o que vive de um personagem sem fundamento.
Não há nada mais claro que revele os segredos dos homens, do que os seus trajes e, sobretudo, os seus costumes.
Não há riqueza, opulência que alcance a dignidade e a ética, e a meiguice de um coração humilde alegre e feliz.
Conhecem-se pensamento e sentimento de alguém pelos seus conselhos
Quem não tem princípios dura até a vida material durar; mas quem tem respeita a vida humana, e o que não lhe pertence e sagrado, dura serenamente nas mentes dos homens que buscam copiar-lhes.
Quem não tem bons princípios, não tem nada, somente uma vida que passa, e não deixa nada, a não ser vazios em tudo que faz.
Nós podemos conseguir tudo sem desrespeitar os princípios morais; poderemos conseguir sem que seja preciso imitar os que não valorizam a ética e a decência. Conseguir-nos-emos desde que não imitemos as maneiras impróprias usadas por alguns para obter as coisas; se acreditamos, conseguimos sem omitir a honestidade a quem nos têm como exemplo; é só não querer desviar da moral, pudor, dignidade.
O mundo se dilata casa vez mais para o que não é belo e salutar, de ser vivido; portanto, se formos viver pelo que o mundo nos ensina, nos tomaremos em seres inertes e a vida perderá todos os sentidos os quais foram dados a ela.
o ser humano, muitas das vezes, se comporta como os animais, fazem as coisas por instinto; ora ele se desvia de situações incertas, ora ele mesmo cria situações deprimentes, melancólicas; cria, às vezes, infelicidade onde não existe: e dessa forma, a inquietação, desassossego, tensão, irritabilidade e o nervosismo vão tomando conta do seu ser. Deixando-o assim, dependente, descontrolado e irresoluto no mundo dos seus pensamentos... Não deixe que as torpeza desta vida lhe roubem a paz e, assim, te leve a viver de qualquer jeito... Não deixe que os tormentos lhe roubem a alegria do peito, a sua razão de viver, o sorriso que a muitos faz sentirem-se vivos.
É preciso pensar, pois há sempre um caminho a meditar em cada manhã. Pois, Por mais preparados que estivermos, haverá sempre deslizes... Porque não há vencedores e perdedores eternamente: nesta vida, há apenas líderes de algo por algum tempo, tempo determinado.
Não deseje colher os frutos das sementes às quais não plantou, mas queira semear a vida por entre os espinhos, para colher amor, por que muitos possam também desfrutar das obras das suas mãos... 25/05/2006
Nem sempre a mentira, o logrador, vem com faces originais, verdadeiras.
Geralmente se apresentam de formas duvidosas, porém insinuantes...
A falta de consideração a si e aos outros, tornou-se algo comum no nosso cotidiano; parece até que virou moda; parece até que é uma forma de sobrevivência; parece ser autêntico, mas no fundo há uma putrefação inumana.
Querer passar por cima de tudo até mesmo da própria dignidade, não estar esperando ser um vencedor, todavia sim, um difamador de si mesmo e da decência moral, humana.
Não podemos nós, que sabemos o que é bom e o que é ruim para a vida, fazermos adesão a qualquer coisa ou opinião que nos propuserem.
Se tivermos conhecimento acerca do que é ter autoridade sobre a vida, ter respeito, e saber que ela é a semente maior, o tesouro contestável fruto de um grande amor que vai além das nossas visões e esferas mentais, fazemos com que as outras vidas enxerguem sem turvos olhares o seu destino, isto é, sem dúvidas da Raiz que a gerou.
A sabedoria, por maior que ela seja sem a humildade se torna ignorância, fonte de escuridão
O encontrar-se com a humildade é o começo do entendimento verdadeiro e, o despertar-se do perdão, é o início e único jeito de viver prazerosamente a alma de um ser vivente, pois, assim, com a ausência do efeito da força de não querer se esvaziar-se de algo mal, faz da vida uma realidade crua e injusta.
Quem se aclama dono de tudo, esquece de que não é dono de si mesmo:
E se não é dono de si mesmo, nada tem, por isso que, não é dono de nada.
Somente quem é dono de alguma coisa, quem no mínimo é dono de si.
É isso o que mostra o percurso da vida: toda matéria pertence a esse mundo idolatrado.
E nós estamos encaixilhados nesta realidade não desejável.
Não há pensamentos corretos nem erróneos, e sim, sentimentos entontecidos de vaidades sem fundamentos lógicos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário