Respirar e pensar
O homem vive em busca de um sentido para o seu ser, e para isso é preciso o ter, mas para conseguir ter, a sua vida é toda desmontada pela ambição e reconstruída de forma secular. Será que vale apena viver num mundo de uma realidade nascida da dissipação da vida virtuosa?
Respirar bem leva a pensar com cuidado, e pensar certo é não passar ao coração o que faz mal ao corpo. Quem não almeja tanto tem mais facilidade para respirar, sobretudo, quando o discorrer dos pensamentos não forem para o bem coletivo, estagnar-se-á o sonho de uma nação.
Quando se respira com o pensamento não individual, todo mundo se sente bem e ninguém sai perdendo, todos ganham; mas se os pensamentos advierem de um respirar sádico, a miséria abrolhará em meio ao nada e a maioria das pessoas sofrerão porque poucos serão vistos nas suas necessidades, e o que era para muitos, converteram-se em minúsculas razões para abastecerem os seus egos.
Todo exagero que caminha a um só destino, é um caminho, no qual o ar da vida pouco penetra, é um respirar de maldade e desamor, ao mesmo tempo, um lugar de muita necessidade e carência, não material, porém espiritual e humana; é também como uma ilha florida, onde não se colhe flores e nem se aprecia e degusta a beleza e o sabor da vida.
A vida precisa de ar puro e pensamento vivo, ao contrário viveremos ofegantes, pois ninguém tem como viver bem se não respirar e pensar afetuosamente. Se Deus tomasse de volta todo ar e o raciocínio da gente, como viveríamos? Assim é o que acontece com e na vida de muitos; querem ser dono de tudo e esquecem que é preciso pensar, a fim de que lembrem que o respirar da vida é como uma caixinha de surpresa, digamos que um dia está cheia, outro dia vazia, mas ninguém sabe o que verdadeiramente pode acontecer com ela.
Muitos respiram, no entanto, esquecem de pensar, é isso que faz com que achem que tudo pode fazer e ninguém conseguirá desmanchar. Respiração ofegante essa, de pensamento que desencadeia o egoísmo excessivo.
Todos precisam respirar o ar da vida, para poderem pensar como prosseguir; muitos estão aspirando com dificuldade, pois eles deixam pouco o que escolherem, exceto a fome, o medo, o frio, a doença, mesmo assim, continuam acumulando coisas como se um dia pudessem transportar alguma coisa. Tolos!
25/12/08
Nascy Salles
3h AM

Nenhum comentário:
Postar um comentário